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STORYTELLING: COMO USÁ-LO A FAVOR DE SUA MARCA?

As mídias sociais estão em constante avanço e um desses sinais de atualização é o uso de narrativas para atrair a atenção dos clientes por meio de suas emoções. Isso ocorre quando uma marca conta uma história de maneira envolvente de forma que o público não perceba que um produto está sendo vendido. Essa técnica é chamada de storytelling e, inclusive, foi esse fenômeno que gerou as conhecidas novelas de televisão.

Sabia que nos EUA as novelas se chamam Soap Opera pois surgiram de comerciais de sabão que contavam pequenas histórias diariamente? Perceba, então, o poder do vídeo associado ao marketing empresarial.

COMO PODEMOS UTILIZAR O STORYTELLING?

O comportamento do consumidor mudou e os empreendedores devem ficar atentos às novas formas de transmitir sua mensagem. Dessa forma, é preciso compreender o que leva o consumidor a adquirir um novo bem ou serviço.

O comportamento de compra é baseado em dois mecanismos: a necessidade e o desejo. O primeiro se baseia em escolhas mais lógicas e planejadas, já o segundo, se baseia na emoção.

As compras baseadas nas necessidades tendem a ser mais restritas, por isso, se o objetivo é o crescimento da sua empresa, trabalhar com valores e emoções, criando um relacionamento com o público-alvo, é a melhor opção. E as narrativas são ideais para isso, pois auxiliam na divulgação dos produtos de modo que emocionem o cliente.

O storytelling é uma técnica narrativa, ou seja, a antiga arte de contar histórias. A publicidade e o marketing começaram a utilizar este recurso para unir empresas e clientes, sendo muito utilizado por marcas que buscam cativar o seu público-alvo.

Empresas como a Coca-cola e a Dove fazem muito uso deste recurso para compartilhar momentos importantes com seus clientes. Entretanto, para que as empresas utilizem bem esta técnica, é primordial que elas conheçam o perfil de seu cliente, quais são suas necessidades e expectativas, ou seja, quais são seus desejos e ambições.

Para criar um storytelling bem sucedido, é necessário atentar-se a alguns pontos fundamentais: o roteiro precisa ser cativante e os personagens devem ser parecidos com a realidade que seu público-alvo vive atualmente. Além disso, a narrativa deve ter um suporte de qualidade, uma imagem e som perfeitos. Nessa composição, podem ser aproveitados depoimentos de clientes, conquistas e dificuldades enfrentadas pelas empresas, a fim de tornar o material mais rico e a experiência mais intimista para o potencial cliente.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA TÉCNICA

A história interativa moderna surgiu no século XX, denominada de ficção interativa. Após o advento das redes sociais, este recurso voltou a ser muito utilizado por empresas de todos os setores e tamanhos. Assim, atualmente, nas redes sociais, as narrativas são realizadas em tempo real, ajudando a atrair e encantar cada vez mais clientes.

Portanto, se você ainda está em dúvida quanto à eficácia deste recurso, veja alguns de seus benefícios a seguir:

  • É mais barato do que anúncios tradicionais;
  • Os efeitos audiovisuais facilitam a persuasão;
  • O destaque de seu produto ou serviço é maior.

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Nossa produtora já realizou trabalhos de criação artística para empresas de todos os tipos de serviços e produtos. Temos a importante missão de produzir vídeos que proporcionem aos nossos clientes atingirem seus objetivos.

Com o storytelling não é diferente. Aproveitamos todos os recursos do audiovisual moderno para criar um conteúdo educativo e interessante, fazendo com que sua marca cresça e esteja sempre em evidência.

Até o próximo artigo! Sucesso (:

TAGS: negócios, vídeos empresariais, storytelling

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