
14 nov Como Aproveitar datas comerciais para lançar filmes incríveis
O calendário brasileiro é repleto de datas comemorativas, revelando-se uma grande oportunidade para empresas e marcas que desejam melhorar seus resultados. O detalhe é que não estamos falando aqui apenas em desempenho de vendas, mas também em branding.
De modo geral, as organizações que conseguem criar filmes eficientes em períodos comemorativos, por exemplo, fortalecem o posicionamento de marca no médio/longo prazo.
A razão é que esses períodos carregam consigo uma questão emocional ligada à data. Isso sem contar que o consumidor está mais propenso a conhecer novidades em bens de consumo.
A junção desses dois fatores faz com que a estratégia pautada em campanhas de audiovisual esteja entre as mais recomendadas.
Mas, como aproveitar essas datas comerciais para lançar filmes eficazes? Essa é a pergunta que muitos se fazem. Na prática, a resposta se baseia em três passos, os quais apresentaremos na sequência:
FOCO NO CLIENTE
No mundo moderno, o foco de qualquer campanha eficiente deixa de ser a marca em si e passa a ser o cliente. É nesse momento que entra em cena o branding, com o objetivo de despertar sensações e criar conexões com o público, que serão fundamentais na decisão de compra, seja de um produto ou serviço, por parte do consumidor.
Ao utilizar essa ferramenta, cria-se valor: o produto torna-se algo além de um produto, ele torna-se a própria marca, gerando significado através de um símbolo. Para o cliente, comprar o produto significa, então, comprar a própria marca, sua história e valores, construindo um relacionamento de confiança com a mesma.
Nas palavras de Seth Godin, autor e orador americano que publicou diversos livros sobre negócios, além de fundador e CEO de uma das empresas pioneiras de marketing online, a Yoyodyne: “uma marca é um conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos, que juntos, são responsáveis por fazer o consumidor escolher um produto ou serviço em vez de outro”.
Naturalmente, o interesse de qualquer empresa é se valorizar e realizar vendas, no entanto, isso deve ser consequência de uma genuína preocupação em ajudar o consumidor a sanar suas dores e, dessa forma, construir um verdadeiro relacionamento com o mesmo. Esse deve ser, também, o primeiro passo na criação de filmes publicitários.
GATILHOS EMOCIONAIS
Com a globalização, houve um aumento na competitividade, o que tornou cada vez mais relevante o diferencial da marca, não apenas com um posicionamento mas um propósito que o consumidor se identifique.
Como exemplo disso podemos citar o Airbnb, empresa que se destacou com o lema de fazer o cliente se sentir em casa em qualquer lugar. Mesmo durante a Pandemia de COVID-19, a empresa não deixou de se engajar na causa dos refugiados sem abrigo, ainda que enfrentasse o desafio da queda na busca pelos seus serviços.
Assim, percebe-se que o uso de gatilhos emocionais é algo fundamental no marketing moderno e não poderia ser diferente no que diz respeito à produção de filmes.
Isso porque não basta apenas saber atender as necessidades do cliente, é preciso usar uma linguagem capaz de transmitir essa mensagem a ele de maneira eficiente, despertando sensações e criando conexões conscientes e inconscientes, cruciais para conquistar a mente e o coração do consumidor, no momento da escolha pela sua marca.
PARCERIA COM PRODUTORA COMPETENTE
De nada adianta saber os passos necessários para criação de bons filmes se a produtora do material não for competente. Isso porque a criação de campanhas desleixadas pode colocar tudo a perder e até transmitir uma mensagem negativa sobre a marca.
Por isso, finalizamos deixando aqui o convite para que você conheça melhor as nossas soluções aqui na Evoque. Somos especialistas em contar histórias através do audiovisual.
Confira aqui o nosso portfólio e veja quantas marcas já se beneficiaram de nossos trabalhos. Esperamos fazer o mesmo por sua empresa.
Até o próximo artigo! Sucesso (:
TAGS: negócios, vídeos empresariais, datas comerciais
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados à Evoque! Audiovisual.
Desenvolvido por: Alvaro Lopes
Sorry, the comment form is closed at this time.