3 Cases de filmes sobre Black Friday para você se inspirar

A Black Friday se aproxima e com ela uma grande oportunidade para marcas e empresas conseguirem maximizar os resultados nesse fim de ano. Para isso, uma das ideias que ganharam força nos últimos anos foi o uso de filmes publicitários direcionados ao evento.

O evento, criado nos Estados Unidos, tem sido um dos mais aguardados dos brasileiros que desejam poupar na hora de comprar seus produtos. O comportamento do consumidor nos ensina que ele está mais disposto a comprar um produto ou serviço quando já assistiu algum vídeo relacionado a ele.

Outro detalhe importante é que os consumidores tendem a pesquisar e comparar os produtos que almejam com antecedência. Seu produto ou serviço tem de estar em evidência, por isso é importante iniciar a sua campanha publicitária antes da Black Friday, sendo crucial atrair a atenção do consumidor antes do evento.

Os vídeos, atualmente, são a ferramenta mais eficiente de comunicação. O Kantar Ibope apresentou em março deste ano o Inside Video, um estudo sobre o consumo de vídeo em 2020.

Conforme os dados da pesquisa, o Brasil se destaca no consumo de vídeos em relação ao mundo, sendo que cerca de 80% dos brasileiros assistiram vídeos gratuitos online em 2020, contra 65% dos estrangeiros. A tendência se mantém quando se trata de vídeos online: 72% dos brasileiros em relação a 57% dos estrangeiros.

A pesquisa revelou um aumento no consumo de vídeos, não apenas na TV, mas online.  Esse aumento, entretanto, não deve ser considerado apenas como um reflexo da Pandemia de COVID-19; para além disso, houve um crescimento da oferta de serviços em vídeo, bem como na qualidade da TV brasileira e na democratização da tecnologia das Smart TVs e dos Smartphones, por exemplo.

Com isso em mente, trouxemos uma pequena lista de edições memoráveis de campanhas publicitárias para Black Friday, com marcas que seguiram essa tendência no passado e obtiveram sucesso. Na sequência mostramos três cases que se destacaram. Confira!

ALCATEL

Um dos cases que mais chamaram a atenção na Black Friday de 2016 foi o da fabricante Alcatel, especializada em smartphones. Na ocasião, a marca optou por trazer uma peça estrelada por Karol Conka.

Brincando com a letra “K” da cantora, o filme improvisou palavras como “deskongo” e “teknologia”. Para veiculação, a campanha utilizou mídias como TV (aberta e fechada) e rádio (áudio apenas), além da internet.

No Youtube, a peça ultrapassou a marca de 3 milhões de visualizações somente por meio do canal oficial Alcatel Brasil.

ZOOM

Aqui temos o case não de uma loja ou fabricante, mas sim um comparador de preços. A empresa nasceu justamente com a proposta de ajudar os consumidores a encontrar descontos reais na Black Friday.

Aproveitando-se de suas características, a Zoom também recorreu à estratégia de filme audiovisual para promover sua participação no evento, com o slogan “Nessa Black Friday, salve seu porquinho”, também em 2016. O conteúdo foi pautado em animação direcionada ao público-alvo da campanha.

Em relação à veiculação, a empresa recorreu tanto à TV aberta quanto fechada, promovendo as peças ainda na web. Somente no Youtube, o vídeo obteve mais de meio milhão de visualizações no canal oficial da empresa.

DAFITI

Por fim, temos aqui o case de uma loja virtual de varejo que vem crescendo nos últimos anos e aproveitou a Black Friday para trabalhar o posicionamento de um conceito.

Esse conceito em questão é o “Smart November”, estreado em 2016, onde as ofertas acontecem na loja durante todo o mês. A campanha foi direcionada à TV, web e até à rádio (áudio).

O maior acerto da marca, no entanto, talvez tenha sido a aposta em uma mídia de grande alcance como TV aberta, o que permitiu a marca seguir apostando nesse mesmo conceito nas campanhas seguintes.

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Como demonstramos ao longo desse artigo, seu público consumidor está nas redes consumindo vídeos, então, leve sua marca até ele! Esse é o momento de destacar seu produto da concorrência através de vídeos, mostrando ao consumidor o diferencial da sua marca e porque deve optar por ela.

Aproveitamos todos os recursos do audiovisual moderno para criar um conteúdo educativo e interessante, fazendo com que sua marca cresça e esteja sempre em evidência.

Até o próximo artigo! Sucesso (:

TAGS: negócios, vídeos empresariais, black friday

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